enfrdeites

Diante das práticas que circulam na web e da busca pela difusão da informação, adotamos o novo modelo de identidade digital padrão, determinado pelo governo federal, que diz respeito à garantia de acesso a qualquer material que circule na internet.

O termo acessibilidade diz respeito à inclusão de todas as pessoas na organização e no planejamento de ambientes, inclusive de espaços virtuais. Portanto, significa permitir que portadores de deficiência ou não possam aderir ao uso de produtos e informação, por exemplo, através de artifícios que promovam a inclusão e a facilidade na utilização desses serviços. Na internet, o termo encontra-se ligado às recomendações do W3C (World Wide Web Consortium), por meio do WCAG (World Content Accessibility Guide) e também do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), pertencente ao governo brasileiro. O e-MAG determina padrões de acessibilidade para sítios governamentais seguindo recomendações aceitas internacionalmente.

Assim, buscando facilitar a inserção da população nos ambientes virtuais, a propagação da informação e a facilidade no acesso, separamos algumas sugestões de programas disponíveis para o auxilio de pessoas com deficiência:

  • Virtual Vision: leitor de telas em português do Brasil;
  • DOSVOX: sistema para deficientes visuais (Windows ou Linux)
  • NVDA: software livre para ler tela – vários idiomas (Windows);
  • YeoSoft Text: leitor de tela em inglês e português;
  • Nitrous Voice Flux: controla o computador por voz. Gratuito;
  • Jaws for Windows: leitor de tela – vários idiomas;

 

Leis e decretos sobre acessibilidade: