Segunda, 02 Outubro 2017 13:05

MEC AVALIA COMO "MUITO BOM" CURSO DE TECNÓLOGO EM SEGURANÇA PÚBLICA

O curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social recebeu a nota 4, conceito MUITO BOM na avaliação externa do MEC.

A avaliação foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro de 2017, no NEPEAC, onde a coordenação do curso ficará instalada até a mudança para a nova sede do InEAC-UFF. A comissão responsável foi composta pela Profa. Karen Menger da Silva Guerreiro e pela Profa. Claudia Fonseca Rosès.

A presença maciça dos coordenadores de disciplina foi decisiva para demonstração do trabalho institucional realizado. A participação dos Tutores coordenadores e dos alunos serviram para demonstrar todo o esforço de formação de recursos humanos e transferência de conhecimento para a sociedade.

Também estiveram presentes importantes representações institucionais que apoiam este projeto, a Profa. Regina Moreth, coordenadora do CEAD; O Prof. Roberto Kant de Lima, coordenador do INCT-InEAC e do NEPEAC; o Prof. José Rodrigues, Pró-reitor de graduação; a Profa. Vânia Laneuville, diretora de tutoria da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj; o Prof. Lenin Pires, diretor do InEAC-UFF; Prof. Vladimir Luz, coordenador do curso de bacharelado em Segurança Pública e Social. Importanre destacar que o acolhimento da Diretora Maria de Fátima de Araújo Santos no polo de Niterói contribui para esse resultado.

O trabalho de construção do curso iniciou-se no segundo semestre de 2012. De lá pra cá, o curso aumentou e encolheu de tamanho segundo demandas das instituições do Estado do Rio de Janeiro. O curso nunca deixou de funcionar apesar de toda a crise financeira e política e mesmo as greves não interromperam as atividades. Graças aos Alunos, aos Tutores, aos Coordenadores de disciplina, aos Diretores de Polo, aos membros da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, à Secretaria de Estado e Segurança do Estado do Rio de Janeiro, à Secretaria de Ciência e Tecnologia, à FAPERJ, à Universidade Aberta do Brasil, à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e, evidentemente, aos órgãos da Universidade Federal Fluminense, com especial menção ao Departamento de Segurança Pública, ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC-UFF), à Coordenação de Educação a Distância (CEAD), à PROGRAD, ao NEPEAC e à PROPPI, o curso nunca deixou de funcionar apesar de toda a crise financeiras e política, mesmo as greves não interromperam as atividades. Foram 4480 vagas ofertadas entre 2014 e 2017 em 12 municípios do norte ao sul fluminense. Atualmente o curso conta com 2248 alunos inscritos dos 3322 alunos matriculados, o que garante uma das mais baixas taxas de evasão dentre os cursos EaD apoiados pela Fundação Cecierj/Consórcio Cederj. O curso já tem duas formatura com 78 e 231 alunos graduados e há mais uma turma para se formar com 208 alunos e a subsequente já contamos 575 prováveis formandos. Em 2016, o reconhecimento da Universidade veio como um prêmio de Excelência Acadêmica em Inovação para o desenvolvimento social. E, agora, essa nota 4 estabelece dentre os cursos reconhecidos da UFF, o que comprova um grande esforço institucional orientado e organizado academicamente e uma relevante conquista da sociedade.

Ler 2594 vezes Última modificação em Quarta, 24 Janeiro 2018 17:47