Domingo, 08 Julho 2018 12:36

DOMINGO 8/7 É DIA DE MARCHA PELA CIÊNCIA

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está convocando toda a comunidade científica e amigos da ciência a participar da Marcha Pela Ciência, em apoio à pesquisa científica. O movimento acontece nesse domingo  dia 08 de julho, que é o Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001), o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008) e o aniversário de 70 anos da fundação da SBPC. Para celebrar a data, a Sociedade realiza, em diversas cidades, uma comemoração aberta a todos com atividades culturais e uma manifestação pública.

Além de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte, Fortaleza (CE), Belém (PA) e Salvador (BA) já têm atividades programadas para esta data ou dias próximos.

No Rio de Janeiro, está sendo realizado nesse dia 8/7 o “Domingo com Ciência na Quinta”. O evento será na frente ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, das 10h às 14h. O coordenador do INCT InEAC, antropólogo Roberto Kant de Lima, participa do evento.

Fortaleza vai realizar a 1ª edição do “Ciência no Parque”. O evento está marcado para o próximo domingo, dia 1º de julho, no Parque do Cocó. Será uma manhã repleta de atividades para públicos de todas as idades. A programação contará apresentações de teatro científico, experimentos de Física, Química, Biologia e Tecnologia, jogos digitais, mostras de Robótica, atividades de Astronomia, entre outros.

No dia seguinte, segunda-feira próxima, Salvador (BA) organiza o “Dois de Julho em Defesa da Ciência”, no Largo da Lapinha, às 7h30. O evento foi marcado para 2 de julho pois é a data dos festejos da independência da Bahia.

Em São Paulo há uma concentração nesse dia 8 de julho, domingo, a partir das 10h, no Instituto Moreira Salles, onde ocorre uma intervenção, aberta a todos, comemorativa ao septuagenário da entidade, seguida de uma “Marcha Pela Ciência” na avenida Paulista.

Belo Horizonte realizará atividades no Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), praça da Liberdade, no dia 08, às 10h.

Em Belém, a Secretaria Regional da SBPC no Pará realiza no dia 09 de julho, o Seminário “CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL EM TEMPO DE DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS”, que ocorrerá no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA (Universidade Federal do Pará).

Já em Brasília, as atividades serão no dia 12 de julho, no Plenário da Câmara. O deputado Celso Pansera fez o requerimento para a realização da Comissão Geral “Marcha para a Ciência: o presente e o futuro do setor de Ciência e Tecnologia no País”. O evento é aberto e contará com a participação de representantes de entidades científicas e deputados.

Santa Catarina realizará o seminário “70 anos da SBPC: contexto e desafios para a ciência brasileira e catarinense” na manhã do dia 13/07, em Chapecó.

A organização do evento conta com a participação de cientistas, professores, pesquisadores, graduandos e divulgadores científicos.

O intuito, para além da comemoração em si, é chamar a atenção da população para a queda dramática de investimentos do governo em ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil. Neste momento, no Congresso Nacional e no governo, se iniciam as discussões sobre o Orçamento de 2019. É o momento exato de mobilizar toda a sociedade para impedir que mais cortes afetem negativamente esses setores estratégicos do desenvolvimento social e econômico do País.

As cidades, horários e locais podem ser consultados também em nosso site: http://portal.sbpcnet.org.br/dia-nacional-da-ciencia/