Quinta, 02 Novembro 2017 21:59

UVA PROMOVE II ENCONTRO DE PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

A UVA - Universidade Veiga de Almeida promove, nos próximos dias 7 e 8 de novembro de 2017, o II Encontro de Pesquisas em Administração de Conflitos . O evento é articulado pelo grupo de pesquisa sobre administração institucional de conflitos em perspectiva comparada, integrante do PPGD-UVA e parceiro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto Estudos comparados em Administração de Conflitos INCT/INEAC: : Professor Doutor Roberto Kant de Lima; Professora Doutora Maria Stella de Amorim e Professora Doutora Bárbara Gomes Lupetti Baptista. Da parte dos discentes do PPGD - UVA: Doutorando Luiz Fernando Sampaio; Doutoranda Morgana Paiva Valim e Mestre Thais de Oliveira Lauria.

A atividade  se dispõem a estabelecer diálogo com docentes, mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de outros programas pós-graduados stricto sensu da área do Grande Rio interessados na temática explorada no encontro proposto.
​ São privilegiadas pesquisas empíricas de caráter etnográfico realizadas em tribunais e/ou em instituições que administram conflitos de natureza civil ou criminal ou ainda aquelas que abrigam projetos inovadores acerca de medidas processuais e administrativas destinadas ao trato de conflitos previstos no CPC e no CPP. O elenco de assuntos privilegiados no evento abriga também análise de legislações e práticas referentes a políticas de segurança pública e justiça criminal, ambas entendidas em sentido amplo. Hoje presentes na administração judicial de conflitos no Brasil, a mediação e a conciliação geralmente entendidas como “meios alternativos” seguem formatos obrigatórios específicos regulamentados seja nos juizados ou em varas de família do TJRJ e também despertam interesse neste evento.
           A amplitude de assuntos privilegiados na proposta do evento oferece oportunidade para a apreciação da cidadania brasileira, destacando influências da cultura que marcou a formação da sociedade brasileira, particularmente sua tradição judicial.

Confira no cartaz em anexo a programação completa do II Encontro de Pesquisas em Administração de Conflitos