Sexta, 20 Maio 2022 00:07

O antropólogo Felipe Berocan Veiga (UFF - LeMetro) , pesquisador vinculado ao INCT/INEAC, lança em Pirenópolis - GO,  no próximo dia 24 de maio de 2022, terça-feira, às 21:30h, o livro “A Folia do Divino: devoção e diversão na festa do Espírito Santo em Pirenópolis, Goiás” .

A Festa do Divino Espírito Santo encontra na histórica cidade de Pirenópolis o cenário ideal para uma celebração grandiosa, realizada ao longo de dois meses, entre a Páscoa e Corpus Christi. O processo ritual é iniciado pelas folias, que percorrem ruas, estradas e fazendas portando como sacra as bandeiras do Divino, cantando e recolhendo donativos para a grande festa na cidade. A tríade folias – Império – cavalhadas sintetiza distintos modos de devoção e representa simbolicamente a própria diversidade da experiência cristã.

Felipe Berocan Veiga Possui Pós-Doutorado (2015 e 2011), Doutorado (2011) e Mestrado (2002) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Graduação em Comunicação - Jornalismo (1997) pela Universidade de Brasília - UnB. É Professor Adjunto do Departamento de Antropologia - GAP/ICHF-UFF (desde 2015) e Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - PPGA-UFF (desde 2017). Foi Chefe do Departamento de Antropologia da UFF por dois mandatos seguidos, ao longo de quatro anos (2017-2021). Atua como Pesquisador do Laboratório de Etnografia Metropolitana - LeMetro/ IFCS-UFRJ e do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos - INCT-InEAC desde o início das atividades desses grupos. É também pesquisador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas - NUFEP-UFF desde 1999. Tem experiência nacional e internacional em Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia Urbana, Sociologia Urbana, Sociologia da Arte, Antropologia Visual, Etnicidade e Ritual & Simbolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Urbanos, Dança Social, Música Popular, Festas Populares, Fotografia e Imagem, Ciganos e Grupos Étnicos.

Ler 1143 vezes Última modificação em Sexta, 20 Maio 2022 00:20