enfrdeites

1. Consolidar um Programa de Pesquisas na área da Segurança Pública que permita aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento das instituições da Segurança Pública e da Justiça Criminal, em nível federal, estadual e municipal.
2. Promover a formação de estudantes interessados na temática, através da integração nos projetos de pesquisa e da participação em cursos de pós-graduação, graduação, extensão e capacitação.
3. Gerar mecanismos de transferência do conhecimento produzido diante de agências públicas por meio da:

a. Interlocução permanente entre os pesquisadores dos grupos envolvidos em jornadas e seminários, com formuladores de políticas públicas.
b. Realização de Diagnósticos e Planos de Segurança Pública e Social Municipal; execução de Cursos de Capacitação em Segurança Pública e Social Municipal, ministrados para turmas de guardas municipais de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro.
c. Realização do Curso de Especialização em Justiça Criminal e Segurança Pública (NUFEP) e do Curso em Organização e Gestão em Segurança Pública e Justiça Criminal (Pólo Campos dos Goytacazes), para policiais civis, policiais militares, bombeiros, agentes penitenciários, policiais rodoviários federais, entre outros, e público em geral, vinculado e financiado pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (RENAESP/SENASP/MJ). No mesmo sentido, por meio da participação de pesquisadores do Instituto ministrando aulas em cursos semelhantes em outros estados (Bahia, Espírito Santo, Paraíba).
d. Atualização e análise dos dados produzidos no Portal Conflitos do Espaço Urbano, CEU (http://www.uff.br/ceu-ineac/) vinculado ao INCT-InEAC com informações sobre conflitos que ocorrem nas cidades de São Gonçalo e Rio Bonito.
e. Realização do curso a distância de tecnólogo em Segurança Pública e Social em convênio com a SESEG.
f. Realização do curso a distância de Especialização para Gestores Públicos em Políticas Públicas e Gestão Governamental MCTI//UFF/EPPG;
g. Realização do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, direcionado a técnicos administrativos da UFF.
h. Desenvolvimento das atividades de radiodifusão dos programas e projetos do Núcleo, principalmente através das Rádios Escuta e Pop-Goiaba, vinculadas a Programa de extensão PROEX/ UFF/MEC
i. Divulgação dos trabalhos do Núcleo no site do Ineac, vinculado à PROPPI/UFF, em formato escrito e audiovisual.
j. Desenvolvimento de atividades que se proponham a interagir com o público de professores e alunos de escolas públicas, de ensino médio e fundamental, para discutir formas de administração institucional de conflitos nas escolas.Consolidar as redes de pesquisa no âmbito nacional e internacional, através de Missões de Trabalho e de Estudos, propiciando a internacionalização dos pesquisadores e a sua familiarização com as problemáticas do conhecimento sociológico e antropológico produzido nos diferentes países cujos pesquisadores e instituições de pesquisa compõem o projeto, bem como o intercâmbio de experiências e tecnologias para a produção e implementação de políticas públicas.

4. Consolidar as redes de pesquisa no âmbito nacional e internacional, através de Missões de Trabalho e de Estudos, propiciando a internacionalização dos pesquisadores e a sua familiarização com as problemáticas do conhecimento sociológico e antropológico produzido nos diferentes países cujos pesquisadores e instituições de pesquisa compõem o projeto, bem como o intercâmbio de experiências e tecnologias para a produção e implementação de políticas públicas.