Segunda, 06 Maio 2024 11:58

Estudantes e trabalhadores da UFF discutem Inclusão e Justiça Racial nas Políticas Acadêmicas

Atividades para Reforçar Inclusão e Justiça Racial nas Políticas Acadêmicas da UFF.

Estudantes e trabalhadores da UFF organizam eventos e atividades como parte de um esforço contínuo para fortalecer a representatividade racial e reformular as políticas acadêmicas da instituição. Em destaque, a antropóloga e professora Ana Paula Mendes de Miranda,  pesquisadora vinculada ao INCT INEAC, será uma das principais vozes nesses eventos, trazendo sua vasta experiência em profissional e de pesquisas nas áreas de justiça, racismo políticas públicas.

A agenda de atividades inclui uma reunião híbrida agendada para o dia 30 de abril no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), seguida por uma mesa de debate unificada no dia 06 de maio no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS). Estas sessões fazem parte de uma mobilização durante a greve dos três setores da UFF, destacando a importância da inclusão racial e da atualização curricular.

Entre as pautas discutidas, estão a implementação de cotas raciais para docentes, a introdução de mais autores negros e indígenas nas bibliotecas da UFF e a reformulação das grades curriculares para refletir uma maior diversidade cultural e social. A professora Miranda contribuirá com sua expertise na análise das políticas de heteroidentificação e na luta contra as fraudes de cotas, temas críticos para assegurar a integridade e a justiça do sistema de cotas.

A comunidade acadêmica e os estudantes são encorajados a participar das atividades planejadas, que também incluem a criação de um formulário de representatividade racial para o corpo docente e uma articulação com outras universidades federais para uma abordagem mais unificada e eficaz na revisão das grades curriculares.

Essas iniciativas são um passo crucial para a UFF no caminho para se tornar uma instituição mais inclusiva e representativa, refletindo os valores de equidade e justiça social em todas as suas práticas acadêmicas.

Ler 63 vezes Última modificação em Segunda, 06 Maio 2024 12:10