Domingo, 07 Abril 2024 03:53

Evento de encerramento do projeto "Modern Marronage" destaca avanços no combate à Escravidão Moderna

Na próxima terça-feira 9 de abril de 2024, a sede do IAC no Campus Valonguinho receberá pesquisadores das universidades de Birmingham e Bristol para o evento de encerramento do projeto "Modern Marronage: The Pursuit and Practice of Freedom" (MMPPF), uma iniciativa pioneira que lança luz sobre as práticas de liberdade e enfrentamento à Escravidão Moderna.

Coordenado por Julia O'Connell, da Universidade de Bristol, e Angelo Martins Jr., da Universidade de Birmingham, o projeto "Modern Marronage: The Pursuit and Practice of Freedom" chega ao fim após um período intensivo de pesquisa e cooperação internacional. Focado em entender as dinâmicas de enfrentamento à chamada "Escravidão Moderna", o estudo abordou as perspectivas de diversos atores sociais envolvidos nesta luta diária por liberdade e dignidade.

O encerramento do projeto será marcado pela apresentação dos resultados alcançados pelos coordenadores, além da exibição de dois produtos significativos do estudo: o "Teatro Marronage", uma peça teatral, transformada em vídeo, dirigido pelo jornalista Claudio Salles e com argumento de Mirian Alves, e o documentário "Vozes de Ipswich", uma produção audiovisual de Julia e Angelo que dá voz aos participantes da pesquisa.

A programação do evento inclui debates que prometem inspirar os pesquisadores presentes, estimulando a continuidade do desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao tema. A escolha do local, na sede do IAC, Campus Valonguinho, no prédio da Física Velha, sala 10, visa proporcionar um ambiente propício para a troca de ideias e a colaboração entre os pesquisadores do InEAC e os convidados internacionais.

O evento está marcado para terça-feira, a partir das 14h, e é uma oportunidade única para estudantes, acadêmicos e todos os interessados nas questões de direitos humanos e na luta contra a escravidão moderna se engajarem em discussões produtivas e conhecerem os avanços alcançados pelo projeto MMPPF.

O encerramento do projeto "Modern Marronage: The Pursuit and Practice of Freedom" representa um marco importante no estudo da escravidão moderna e nas práticas de liberdade. Com resultados significativos e produções impactantes, o evento promete ser um espaço de reflexão e inspiração para futuras pesquisas na área.

Para acompanhar online acesse o canal do INCT INEAC através do link: https://www.youtube.com/watch?v=SC3uj1O1Lv8&ab_channel=InEAC. Se inscreva, curta, compartilhe e ajude o LEMI no trabalho de difusão da ciência e do conhecimento.

Ler 130 vezes Última modificação em Terça, 09 Abril 2024 12:09